Reabertura: MP alerta sobre perigos; Romero acata ou ignora? – Heron Cid
Bastidores

Reabertura: MP alerta sobre perigos; Romero acata ou ignora?

15 de abril de 2020 às 20h13
Ministério Público recomenda, não manda, é verdade. Mas tem poder para, em caso de divergência da suas recomendações, demandar ações judiciais contra pessoas, instituições e órgãos públicos,

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), tem a opção de acatar ou relevar o que todas as estruturas do MP, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público da Paraíba, expediram hoje.

Em uníssono, MPF, MPT e MPE solicitaram que o prefeito se abstenha de reabrir o comércio, na próxima segunda-feira, como vem ensaiando, e prorrogue as medidas preventivas contra o novo coronavírus na segunda cidade mais populosa da Paraíba.

A razão? A rede municipal de saúde ainda não está completamente estruturada para receber pacientes de Campina Grande e municípios do interior.

Esse é um dos argumentos. Mas tem mais: ainda não há dados precisos de que existe capacidade na rede municipal de saúde para atender vários casos da doença que podem ser confirmados nos próximos dias.

Os MP’s também lembra sobre a presumida e grande subnotificação de casos na Paraíba, o que não é diferente em Campina Grande.

“Neste momento é crucial que o poder público adote todas as medidas para impedir o contágio, com seguro e preciso planejamento, antes que a transmissão comunitária se torne incontrolável”, alerta.

Depois de ouvir sua assessoria jurídica, Romero responderá, oficialmente, se acata as ponderações ou se passa por cima delas. Ele tem 24 horas para escolher…

Comentários