Bolsonaro radicaliza para estimular apoiadores (por Dora Kramer) – Heron Cid
Bastidores

Bolsonaro radicaliza para estimular apoiadores (por Dora Kramer)

28 de março de 2020 às 23h13
Jair Bolsonaro / Sergio Lima/AFP

Duas perguntas têm sido feitas em (quase) toda parte por (quase) toda gente: Por que Jair Bolsonaro radicaliza na contramão da humanidade? Haverá um momento em que o presidente recuará e mudará seu discurso de condenação ao isolamento social?

Começando pela segunda: não, ele não vai parar. Já mostrou que limite não é com ele. Quanto à razão pela qual escolheu a via daquilo que ao senso comum soa a um suicídio político/eleitoral, Bolsonaro age assim para sacudir e incentivar seus admiradores a se manifestarem a fim de aferir o tamanho do apoio de que dispõe e, com isso, procurar se contrapor ao isolamento que lhe impõem os políticos daqui e os especialistas médicos de todo o mundo.

Na percepção geral trata-se de uma tática fadada ao fracasso, mas na visão paranoica de um acossado, melhor perder por mil do que perder por um.

Nesse aspecto, não é um exagero dizer que Bolsonaro conta com o andamento de um processo de impeachment a fim de poder reforçar o papel de vítima do sistema ou, para usar a linguagem dele, da “velha política”.

Comentários