Bastidores

Coronavírus: clima tenso muda rotina de Brasília, centro do poder

12 de março de 2020 às 16h44
Prédio do Congresso Nacional, em Brasília (Dida Sampaio/AE/VEJA)

(BRASÍLIA) – Em Brasília, prevenção virou palavra da ordem do dia, diante da ameaça do novo coronavírus no país. O Distrito Federal já soma 91 casos suspeitos. Até o presidente está se submetendo a exame, depois da confirmação da contaminação do secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten.

O clima tenso e as recomendações das autoridades provocam mudança de rotina e de costumes, além de cancelamento de de eventos. O Governo do DF limitou até manifestações e aglomerados de pessoas.

Senado, Câmara e Supremo Tribunal Federal alteraram as regras de fluxo e acesso.

No Senado e na Câmara, o expediente da quinta-feira, que já é minguado, praticamente inexistiu nesta quinta-feira. Parlamentares e servidores começam a se proteger.

Medidas preventivas como a assertivamente tomada pela senadora Daniella Ribeiro (PP), noticiada pelo site Antagonista. Ela foi ao trabalho utilizando máscara cirúrgica.

Ao Blog, há pouco, Daniella explicou que o uso de máscara, álcool em gel e cuidado nos contatos é uma atitude de responsabilidade e cooperação com as pessoas, neste instante de preocupação.

O tom usado na entrevista ontem do ministro Henrique Mandetta, da Saúde, aumentou a preocupação. Ele projetou um “mês de guerra”.

Para se ter uma ideia, até jornalistas de Brasília estão usando máscaras e alguns preferiram trabalhar de casa, especialmente os que têm filhos pequenos.

Pelo alerta internacional e o crescimento dos casos no Brasil, todo cuidado ainda é pouco.

Vídeo

Heron Cid no Hora H: “O mérito de Bolsonaro”


Amém

Dona Candinha sobre a escolha, enfim, depois de muita polêmica, do novo ministro da Educação. E é pastor:

"Aleluia!"
PONTO DE INTERROGAÇÃO
E se não for Tovar e nem Bruno em Campina Grande, pelo bloco de Romero?
NÚMERO

1.229

Número de mortos pela covid-19 na Paraíba, segundo boletim da Secretaria de Saúde do Estado (sexta-feira, 10.07.2020)