Entrevista: empossado na Sudene, Evaldo projeta Nordeste como pulmão energético – Heron Cid
Bastidores

Entrevista: empossado na Sudene, Evaldo projeta Nordeste como pulmão energético

11 de março de 2020 às 14h21

O advogado paraibano Evaldo Cruz (foto à esquerda) tomou posse, no fim da manhã desta quarta-feira, em Brasília, no comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.

Ele foi empossado, em solenidade informal e simples, no gabinete do ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional.

Ao Blog, Cruz adiantou que o primeiro desafio é a aprovação no Congresso Nacional do Plano de Desenvolvimento Regional do Nordeste, uma bússola para a Sudene. “Será um novo marco de investimento para a região e certamente trará muitos investimentos para a região”, disse Evaldo.

O paraibano assume no instante em que o Nordeste aposta em energia solar. Os investimentos ainda são tímidos. Outro desafio para Evaldo.

“Entre as diretrizes, já temos uma linha de investimento muito forte para a linha dessas energias renováveis. Existe um projeto de fazer no entorno de toda a Transposição do Rio São Francisco parques de energia solar e eólica. Vamos tentar transformar o Nordeste no pulmão energético do Brasil”, prometeu.

Sediada no Recife, capital pernambucana, a Sudene historicamente tem focado naquele estado. O novo superintendente adiantou que terá um olhar especial à Paraíba: “Me sinto no dever de ter uma atenção ao Estado de forma bem especial. Precisamos revisar algumas ações, adequações ao Plano Regional, como, por exemplo, a questão do esgotamento sanitário, que muito importante. O estaleiro de Lucena merece constar no Plano de forma nominal”.

Piloto de um órgão de fomente do Nordeste, região cujos governadores têm dificuldades de relação desobstruída com o presidente Jair Bolsonaro, Evaldo Cruz tem no diálogo com os gestores estaduais um desafio.

O advogado se disse pronto para interagir com os governadores. “O trato com esses governadores têm que ser feito de forma bem sucedida, respeitosa, respeitando a autonomia dos estados, são eles os demandadores. Queremos ter um diálogo com todos”, registrou.

Evaldo Cruz, genro do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB), foi indicado para o cargo pelo deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), de quem é cunhado. O parlamentar tucano informou que recebeu o pedido de indicação diretamente do ministro Rogério Marinho.

A entrevista completa de Evaldo Cruz você pode conferir logo mais às 18h no Hora H, programa apresentado pelo autor do Blog e Wallison Bezerra, que vai ao ar em João Pessoa pela Rádio Pop FM 89,3, e e mais 13 emissoras na Rede Mais.

Rádio Pop 89.3 FM (João Pessoa)

Rádio Cariri 101.1 FM (Campina Grande)

Rádio Pop 105.3 FM (Areia-Brejo)

Rádio Constelação 92.1 FM (Guarabira-Brejo)

Rádio Caruá 90.1 FM (Soledade-Seridó)

Rádio Independente 107.7 FM (Serra Branca-Cariri)

Rádio Princesa 92.5 FM (Princesa Isabel-Serra de Teixeira)

Rádio Conceição 100.3 FM (Conceição-Vale do Piancó)

Rádio Bom Sucesso 101.7 FM (Pombal)

Rádio Progresso 610 AM (Sousa)

Rádio Itatiunga 102,9 FM (Patos)

Rádio Independência 94.7 FM (Catolé do Rocha)

Rádio Mais 97.7 FM (Cajazeiras)

Rádio Mais FM 100,1 (Uiraúna)

Comentários