Bastidores

Opinião/MaisPB: Tyrone entra 2020 como amplo favorito, em Sousa

13 de dezembro de 2019 às 20h25

O prefeito Fábio Tyrone (PSB), de Sousa, atravessará 2019 para 2020, ano da sucessão municipal, como amplo favorito à reeleição. Ele ganha com folga em todos os cenários consultados pela pesquisa do Instituto Opinião, realizada em parceria com o Portal MaisPB nos últimos dias 11 (quarta) e 12 (quinta-feira). O resultado foi divulgado na noite desta sexta-feira (13) no programa Hora H, na Rede Mais, para treze emissoras de rádio da Paraíba, tendo como cabeça de rede a Rádio Pop FM 89,3, em João Pessoa.

No primeiro cenário, Tyrone lidera a pesquisa estimulada com 48,8% das intenções de votos. O segundo colocado, o médico ‘Doutor’ Zé Célio, tem 19,8% da preferência. Na terceira colocação, aparece o ex-prefeito André Gadelha, com 12%, seguido da advogada Míriam Gadelha (3%), do vereador Cacá Gadelha (1,2%), Osnildo Silveira (0,2%) e Valdecir Filho (0,2%). Brancos, nulos e nenhum somam 7,2% e indecisos ou não sabem são 7,6%.

No segundo cenário, Tyrone lidera com 49,6% das intenções de voto. Doutor Zé Célio vem com 23,4% e na sequência André Gadelha (13,2%) e Cacá Gadelha (1,2%). Brancos, nulos e nenhum são 7,2% e indecisos e não sabem atingem 5,4% dos entrevistados.

O Instituto Opinião também sondou um terceiro cenário com confronto direto entre o atual prefeito, Fábio Tyrone, e o ex-prefeito André Gadelha. Nessa hipótese, Tyrone alcança 58,2% das intenções de voto contra 19,8% de Gadelha. Brancos, nulos e nenhum chega a 12,8% e indecisos e não sabem são 9,2%.

Num eventual confronto apenas entre Fábio Tyrone e o vereador Cacá Gadelha, o prefeito atinge 62,2% da preferência do eleitorado do município. Cacá tem 13%. Brancos, nulos e nenhum são 13,8% e indecisos e não sabem 11,0%.

No quinto e último cenário, Fábio Tyrone ostenta 53,2% das intenções de voto no município. O Doutor Zé Célio chega aos 33,4% entre os eleitores entrevistados pelo Instituto Opinião.

Na pesquisa espontânea, na qual o Instituto não apresenta nomes, mas apenas pergunta em que o eleitor votaria para prefeito de Sousa, Fábio Tyrone aparece com 36,2% das intenções de voto. André Gadelha, ex-prefeito, surge com 5,6%, depois o médico Doutor Zé Célio, com 3%. Ainda aparecem Esdras Nascimento, o vereador Cacá Gadelha e a advogada Míriam Gadelha, todos com 0,2%. Branco, nulo e nenhum são 5,8% e indecisos e não sabem 48,8%.

Hoje, com uma pesquisa de aquecimento da disputa de 2020, a politizada Sousa tem um motivo hoje para dormir mais tarde.

Vídeo

Meu comentário na Hora H: “Coronavírus lá fora e o efeito dentro da gente”


Acautelados

Dona Candinha sobre o coronavírus na Paraíba:

"Para uns, a quarentena aqui começou mais cedo!"
PONTO DE INTERROGAÇÃO
A rede hospitalar da Paraíba tem leitos de UTI suficiente para enfrentar o coronavírus?
NÚMERO

R$ 600

Valor do auxílio anunciado pelo Governo Federal para trabalhadores informais, durante três meses da crise do coronavírus.