Maia empossa paraibanos no Conselho de Comunicação da Câmara Federal – Heron Cid
Bastidores

Maia empossa paraibanos no Conselho de Comunicação da Câmara Federal

22 de outubro de 2019 às 20h57
Rodrigo Maia, presidente da Câmara, durante a posse

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), empossou, no fim da tarde desta terça-feira, o deputado federal Damião Feliciano (PDT), na presidência do Conselho de Comunicação da Câmara, órgão instalado na mesma solenidade realizada no Salão Nobre da Casa, em Brasília. O jornalista paraibano Heron Cid, autor deste Blog, diretor-geral do Portal MaisPB, foi empossado entre os três conselheiros (Renata Mielli – do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – e Ney Ribas – Observatório Social do Brasil) representantes da sociedade civil.

Ainda integram o Conselho os deputados federais, Fabio Shiochet (PSL/SC), Orlando Silva (PCdoB/SP), Eduardo Barbosa (PSDB/GO) e Roberto de Lucena (PODE/SP).

Na solenidade, Rodrigo Maia destacou o papel do Conselho em momento diferenciado da vida pública nacional e na afirmação da democracia. “A Câmara é o coração da democracia”, disse Maia.

No discurso de posse, Damião Feliciano ressaltou a pluralidade e diversidade de opiniões e representações na composição do Conselho, que terá a missão de contribuir, fiscalizar e monitorar políticas de comunicação da Câmara. “Queremos a Câmara cada vez mais conectada com a sociedade brasileira”, invocou.

Depois da solenidade, o Conselho reuniu seus conselheiros na primeira reunião, promovida na Sala de Reuniões da Ouvidoria Parlamentar da Câmara. Considerações iniciais foram apresentadas por todos os integrantes e apresentadas sugestões de abordagens para a próxima reunião que deliberará sobre o Regulamento Interno do Conselho.

Na sua fala, o jornalista Heron Cid fez uma defesa do exercício do jornalismo profissional no momento em que a imprensa tem sido confundida e, equivocadamente, responsabilizada pelo fenômeno das fake news. “Fake News é a ausência de jornalismo, uma estratégia de militâncias e guerrilhas digitais. Contra as mentiras, as verdades do jornalismo. Se o presidente da Câmara diz que a Casa é o coração da democracia, eu diria que a imprensa é o pulmão”, cravou na reunião.

Participaram da solenidade os deputados federais paraibanos Efraim Filho (DEM), coordenador da bancada federal paraibana, Aguinaldo Ribeiro (PP), Hugo Motta (PRB), Ruy Carneiro (PSDB), a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), senadora Daniella Ribeiro (PP), secretário-executivo de Representação do Estado em Brasília, Adauto Fernandes.

Comentários