Promotores e detratores: você é um deles? – Heron Cid
Opinião

Promotores e detratores: você é um deles?

3 de setembro de 2019 às 13h48 Por Heron Cid

No mundo dos estatísticos com expertise em pesquisas de opinião pública há dois termos bem frequentes: promotores e detratores.

Os nomes já indicam os significados, mas permitam-me a redundância da dissertação sobre.

O promotor é aquele sujeito disposto a levantar uma bandeira e a defendê-la, a qualquer custo. Tem inclinação pela ‘promoção’ de alguém ou de alguma causa.

O espírito do detrator está implícito na palavra. Esse é aquele empenhado na desconstrução.

Desses dois tipos, as nossas redes estão cheias.

Por aí estão circulando os gratuitos. A maioria movida por essa patológica polarização.

Dúvida sobre como identificar? Algumas dicas.

Se tem o A, tem que ter o B. Para o preto, o branco. Simples assim.

O camarada é apaixonado por uma tese ou esfinge política.

Esse promotor está disposto à tapa digital, ou até real, para dizer que o seu idolatrado é a própria divindade, mesmo que os atos e a história deste tenham sido traídos por fatos pouco alvissareiros e deslizes grosseiros.

Ele é automaticamente o detrator do adversário do seu santo devotado. Está de peito aberto para dizer que o outro é o diabo e que erra até quando acerta.

Não tem acordo. E  nem queira discutir com um fiel dessa fé porque ele já começa o debate com uma ideia fixa e não há fato, situação ou lógica no mundo que o faça mudar.

Ele pode até nutrir descrença em Deus ou na pureza de Cristo. Nunca na áurea de santidade do seu guia, líder e redentor.

Pode até cair um raio. Nada que mude sua visão. Nunca, jamais.

Feito um cavalo bravo, ele está vestido de um antolho, aquela viseira que só permite ver o horizonte. Nada de lado.

E você, muito provavelmente, já deve ter esbarrado, pelo menos virtualmente, em algum. Ou, licença para uma pergunta: és um deles?

Comentários