Pessoa conhecida é o Queiroz, tá ok? (por Nelson Motta) – Heron Cid
Bastidores

Pessoa conhecida é o Queiroz, tá ok? (por Nelson Motta)

12 de julho de 2019 às 12h00

Por que eles odeiam tanto a arte e os artistas brasileiros?

Não, não pode ser só porque os artistas, maciçamente, disseram “ele não” na campanha eleitoral. Numa democracia, a expressão e o voto são livres, e o presidente governa para todos.

A nossa música popular é das melhores do mundo, nosso cinema acaba de ser premiado no Festival de Cannes, Chico Buarque ganhou o Prêmio Camões, o maior da literatura em língua portuguesa, Anitta é um espetacular sucesso internacional, apesar de terem dito não a ele, enquanto nossos governantes nos envergonham no mundo civilizado, com gafes grosseiras e ignorância provinciana.

Se pudessem, e estão tentando, extinguiriam a arte no Brasil, que fantasiam como um bando de vagabundos, viados e piranhas que vivem às custas do Estado. É difícil mesmo fazer um juízo crítico sobre o que não se compreende. É como um jumento diante de um Picasso.

No fundo do ódio irracional há muita inveja, rancor e ressentimento dos pouco dotados de inteligência, talento e sensibilidade contra cidadãos que são amados e admirados pela população na televisão, no cinema, no teatro, nos shows, nas galerias, nos livros, que alegram e emocionam o país, que contam nossas histórias de miséria e glória, que informam e ensinam muito mais do que o Estado.

Sim, tanto nas artes como em quase tudo no mundo moderno, há muita empulhação e picaretagem, mas é nesse caldo de luxo e lixo que nasce a verdadeira arte, que existe, como disse Ferreira Gullar, “porque a vida não basta”.

Poucos brasileiros, em qualquer tempo, fizeram mais pelo Brasil do que João Gilberto, com a qualidade e originalidade de sua arte. Aos brasileiros, deu o orgulho de uma música que se espalhou pelo mundo como a imagem de um Brasil feliz, moderno e amoroso, o avesso do que vivemos hoje. Sua música nunca teve um país à sua altura.

“Era uma pessoa conhecida. Nossos sentimentos aos familiares, tá ok?”, reagiu o presidente Jair sobre sua morte.

Conhecido é o Queiroz, tá ok? Nossos sentimentos aos familiares.

O Globo

Comentários