Opinião

Fazenda: a fusão de receita e finanças

13 de maio de 2019 às 11h11 Por Heron Cid
Marialvo Laureano assume papel destacado no governo João Azevedo

Antes de assumir, o governador João Azevedo (PSB) já sinalizava uma recomposição da estrutura administrativa. A decisão de fundir Receita e Finanças numa só pasta é mais um passo do modelo pessoal e conceitual de governança que pretende, gradualmente, imprimir.

Foi assim com a reengenharia de outras estruturas, como a Empaer (Empresa Estadual de Pesquisa) e EPC (Empresa Paraibana de Comunicação) .

Nessa construção, Marialvo Laureano, respeitado técnico de carreira e um colaborador de outras datas, assume papel relevante na máquina do Estado.

A Secretaria que arrecada será a mesma detentora do controle do fluxo de despesas e investimentos. Em tese, mais rigor e operacionalidade na gestão fiscal e orçamentária.

Essa é uma tendência.

São Paulo, por exemplo, fez uma aposta ousada. Lá, o estado mais rico da federação foi além e juntou, numa única secretaria, receita, finanças e planejamento.

Aqui, planejamento e finanças já foram uma coisa só, até ser desmembrada pelo então governador Ricardo Coutinho, o que levou Tárcio Pessoa, secretário da época, a deixar o cargo.

A opção recente pela fusão é um avanço, segundo advogam técnicos da área consultados pelo Blog. A tumultuada e instável situação fiscal brasileira recomenda modelos eficazes.

Antenado com o quadro, João está agindo, reformulando e adequando e delegando tarefas. Marialvo recebeu uma das mais estratégicas.

Vídeo

MaisTV: especialista defende barreiras migratórias na economia da PB


Tocando fogo

Dona Candinha está estupefata com a repercussão internacional do desmatamento da Amazônia:

"O governo tá se queimando!"
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Veneziano Vital resistirá aos apelos do suplente Ney Suassuna para que o senador entre na disputa pela Prefeitura de Campina Grande?
NÚMERO

31,6 bilhões

Litros de etanoL na produção total verificada no 2º levantamento da Safra de cana de açúcar feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).