Opinião

O redesenho do governo

7 de maio de 2019 às 16h53 Por Heron Cid

Por lealdade política, o governador João Azevedo fez o que poucos sucessores fizeram na história: manteve praticamente todo o secretariado do seu antecessor. O núcleo central da gestão ricardista sequer mudou de cadeira no governo sucessor.

Nem Dilma Rousseff, que devia tudo ao ex-presidente Lula, chegou a tanto. Ela manteve a linha mestra do jeito petista de governar, mas renovou praticamente todas as caras do governo, com substituições.

Azevedo contrariou essa lógica e deu um gesto político de gratidão ao Jardim Girassol. Uma decisão que custou o preço da críticas dos adversários e de setores da opinião pública.

Antes de completar cinco meses de gestão, esse desenho começa a mudar. Não por decisão isolada e voluntária do governador. Os efeitos da Operação Calvário e o ambiente gerado depois dela precipitaram mudanças.

Peças-chave do governo anterior saíram do tabuleiro.

Saiu Livânia Farias, ficou Jaqueline Gusmão na Administração. O emblemático Gilberto Carneiro deu lugar a Fábio Andrade. Na vaga de Waldson Souza, coordenador da campanha socialista, entrou Gilmar Martins. E Mário Sérgio de Freitas assumiu a pasta que antes era liderada por Amanda Rodrigues, companheira do ex-governador Ricardo Coutinho. Cláudia Veras foi remanejada da Secretaria de Saúde. Lá, agora é Geraldo Medeiros quem despacha.

Aos poucos, em quatro meses, e pelo império das circunstâncias, a fisionomia do governo está ficando menos Ricardo e mais João Azevedo.

Vídeo

MaisTV: especialista defende barreiras migratórias na economia da PB


Tocando fogo

Dona Candinha está estupefata com a repercussão internacional do desmatamento da Amazônia:

"O governo tá se queimando!"
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Veneziano Vital resistirá aos apelos do suplente Ney Suassuna para que o senador entre na disputa pela Prefeitura de Campina Grande?
NÚMERO

31,6 bilhões

Litros de etanoL na produção total verificada no 2º levantamento da Safra de cana de açúcar feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).