Opinião

O redesenho do governo

7 de maio de 2019 às 16h53 Por Heron Cid

Por lealdade política, o governador João Azevedo fez o que poucos sucessores fizeram na história: manteve praticamente todo o secretariado do seu antecessor. O núcleo central da gestão ricardista sequer mudou de cadeira no governo sucessor.

Nem Dilma Rousseff, que devia tudo ao ex-presidente Lula, chegou a tanto. Ela manteve a linha mestra do jeito petista de governar, mas renovou praticamente todas as caras do governo, com substituições.

Azevedo contrariou essa lógica e deu um gesto político de gratidão ao Jardim Girassol. Uma decisão que custou o preço da críticas dos adversários e de setores da opinião pública.

Antes de completar cinco meses de gestão, esse desenho começa a mudar. Não por decisão isolada e voluntária do governador. Os efeitos da Operação Calvário e o ambiente gerado depois dela precipitaram mudanças.

Peças-chave do governo anterior saíram do tabuleiro.

Saiu Livânia Farias, ficou Jaqueline Gusmão na Administração. O emblemático Gilberto Carneiro deu lugar a Fábio Andrade. Na vaga de Waldson Souza, coordenador da campanha socialista, entrou Gilmar Martins. E Mário Sérgio de Freitas assumiu a pasta que antes era liderada por Amanda Rodrigues, companheira do ex-governador Ricardo Coutinho. Cláudia Veras foi remanejada da Secretaria de Saúde. Lá, agora é Geraldo Medeiros quem despacha.

Aos poucos, em quatro meses, e pelo império das circunstâncias, a fisionomia do governo está ficando menos Ricardo e mais João Azevedo.

Vídeo

Xeque-Mate: Catão defende investigação; “Não perco um minuto de sono”


Lua de mel

Depois de tomar conhecimento do namoro do ex-presidente Lula, Dona Candinha sabe o que ele mais quer agora:

"Se divorciar da cadeia e casar com a namorada!"

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Com qual sentimento a vice-governadora Lígia Feliciano acompanha a crise interna do Jardim Girassol com o governador João Azevedo?
NÚMERO

83 milhões

Número de brasileiros possuem ao menos uma compra parcelada, como mostra levantamento da CNDL/SPC Brasil.