Bastidores

Votos inválidos: levantamento mostra série das últimas três eleições na Paraíba

11 de julho de 2018 às 10h20
Bruno Agra, do Data Vox, produziu relatório encomendado pelo Blog

Os especialistas em eleições são unânimes: a eleição de 2018 tende a registrar alto índice de votos inválidos (brancos, nulos e abstenções). A eleição suplementar no Tocantis deu a mostra e chegou a 50%. As últimas pesquisas indicam algo em torno de 40% para a eleição presidencial.

Levantamento produzido pelo Instituto Data Vox para o Blog mostra que na Paraíba a previsão não deve ficar muito distante do histórico das últimas três eleições.

Em 2016, os inválidos foram 26,2%. Em 2010, o número caiu para 25,7%. Em 2014, voltou a oscilar para cima e ficou em 28,2%.

Diferente da maioria dos analistas, Bruno Agra, diretor do Data Vox, não enxerga grandes mudanças para este pleito. “Até porque já temos um patamar considerável de abstenções”.

Bruno pode até acertar, mas não será por falta de motivos do eleitor.

Série histórica produzida pelo Instituto Data Vox

Vídeo

Repórter MaisTV: câncer de mama, da dor da descoberta à luta pela cura


A estilista daquele modelo

Terta, a vizinha, amanheceu na janela perguntando às amigas da calçada qual cor deveria comprar o vestido para o batizado da neta. Dona Candinha, sem nem ser chamada, gritou da outra janela:

"LARANJA, tá na moda!"
PONTO DE INTERROGAÇÃO
Depois de peitar Carlos e Eduardo, os dois filhos de Bolsonaro, como fica o ‘prestígio’ de Julian Lemos com o presidente?
NÚMERO

Posição da Paraíba no Nordeste no Ranking da Competitividade dos Estados, em 2019, levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública.