A convocação de Dom Delson; oração pelo Brasil – Heron Cid
Opinião

A convocação de Dom Delson; oração pelo Brasil

31 de maio de 2018 às 11h30 Por Heron Cid

O arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, exortou os fiéis da Igreja Católica a orar pelo Brasil. Alguns mais apressados vão considerar vã à conclamação do clérigo. Outros dirão que Deus não se mete em política.

Presumidamente conhecedor teológico e da Bíblia, o religioso não jogou palavras ao vento na missa de Corpus Christ. Ele sabe que o poder divino não tem barreiras, por mais que o homem tente limitá-lo.

Para quem tem fé, e até para os que não creem, Deus é Deus em tudo. Ele tem soberania para interferir onde quiser, desde que seja verdadeiramente invocado para causas justas, alinhadas com seus princípios.

O homem é que no seu egocentrismo rejeita o governo divino e tenta fazer do seu jeito. E as experiências mostram que sempre fracassamos quando do nosso modo.

Haverá quem diga: o Brasil é um país autoproclamado de maioria cristã e cheio de fé. O poeta paraibano Hebert Viana balança essa convenção na sua canção Alagados: “A arte de viver da fé/ Só não se sabe fé em quê”.

Em quê, realmente, os brasileiros têm crido? Algo a se pensar…

Orar pelo País, pela transformação desse estado de coisas, para que se levante um povo com temor e respeito à autoridade suprema, e dirigentes comprometidos em servir, é mais do que uma alternativa, é uma necessidade.

Mas não basta apenas a súplica. Na palavra oração há duas invocações. Orar, de prece, vem acompanhado do complemento “ação”. Um adendo, portanto, à pregação de dom Delson. Orar e agir.

Comentários