Vídeo-entrevista: estatístico faz raio-x das candidaturas ao Governo da Paraíba – Heron Cid
Bastidores

Vídeo-entrevista: estatístico faz raio-x das candidaturas ao Governo da Paraíba

21 de maio de 2018 às 19h09

Quem é da política ou da comunicação conhece Pedro Cezar Coelho, matemático, estatístico e consultor do Grupo 6Sigma, especialista em pesquisas de mercado e sondagens eleitorais. Entrevistado do autor do Blog na MaisTV, canal de vídeo do Portal MaisPB, ele traçou um panorama do cenário nacional e terminou dando consultoria grátis aos candidatos ao Governo e ao Senado na Paraíba.

Minunciosamente, Pedro analisou os erros e desafios de cada uma delas. Para cada candidatura, um parecer. O PSB precisa mostrar quem é João Azevedo e não apenas apresentá-lo como o candidato do “projeto”, aconselhou o teórico, para quem o eleitor vota em pessoas.

Lucélio Cartaxo (PV) precisa mostrar ao público o seu potencial próprio. “Pegaram uma coisa andando e já saíram concorrendo. Era uma réplica de um projeto que ia caminhar com Luciano, colocaram Lucélio e foram. Ainda é tempo de parar um pouquinho e fazer o dever de casa, mostrar quem é Lucélio e qual o objetivo”.

O maior desafio, para o especialista, é do senador José Maranhão (MDB). “Maranhão já é um produto, até de sucesso, que já foi consumido. É como se você estivesse numa cidade e só tivesse um guaraná, você está cansado esperando por um novo”, avaliou.

O consultor elogiou a estratégia da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), que defende os avanços em curso, por ter feito parte dessa estrada, mas aponta no caminho de evolução, em vez de estagnação . “O que deve faltar para que ela avance mais é a estrutura, o projeto vai estar um pouco isolado dentro da conjuntura, diante de algumas coisas. Mas isso não a lhe deixa sem potencialidade. Ela aparece nas pesquisas, o que deve faltar é a estrutura”, diagnosticou.

Confira:

Comentários