Pesquisa 6 Sigma: na virada do ano, fogos e fogueiras – Heron Cid
Opinião

Pesquisa 6 Sigma: na virada do ano, fogos e fogueiras

29 de dezembro de 2017 às 11h15 Por Heron Cid
Instituto mapeia as duas maiores cidades. Na véspera do Reveillon, números não permitem festa para todos

A pesquisa do acreditado 6 Sigma em João Pessoa e Campina Grande, a que o Portal MaisPB teve acesso e, depois de publicada, saiu replicada por vários sites do Estado, foi o último grande fato político do ano. A repercussão Estado afora comprova.

E ela traz uma radiografia do quadro a partir das cidades que concentram o maior contingente eleitoral e aponta prognóstico em favor da Oposição ao Governo.

Em João Pessoa, no cenário mais provável, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSDB), apresenta uma dianteira com folga considerável, seguido pelo senador José Maranhão (PMDB), com seus 10,2%. Romero fica com 3,5%.

Nos domínios da Rainha da Borborema, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) tem patamar semelhante: 42,4%, uma arrancada forte. Lá, em Campina, Luciano já surge com 7,9%, empatado com senador José Maranhão (PMDB).

Na base do Governo, o ambiente, por enquanto, é árido.

Em João Pessoa, mesmo cumprindo script de total discrição e evitando falar em candidatura, a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) aparece com 5,5%, à frente do secretário João Azevedo (3,8%), o ungido do PSB e do governador Ricardo Coutinho, lançado  com todo o aparato do governo para vitaminar seu nome ao longo de meses.

Em Campina, a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) emplaca 4,5%, enquanto Azevedo apura apenas 1,3%. João só passa Lígia num cenário, e em João Pessoa: o que o nome do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) substitui Romero Rodrigues. Aí, o secretário fica com 4,8% contra 3,8% da vice.

O quadro esmiuçado pela 6 Sigma permite alguns pontos de reflexão.

Apesar de evitar a admissão de candidatura e de sempre sair pela tangente, o desempenho de Cartaxo dá a sua articulação política a certeza de que a estratégia implementada está correta para o momento.

O que fica constatado, também, na baixa rejeição (4,5%) verificada na cidade em que governa há cinco anos.

Romero Rodrigues está no jogo. Ele detém hoje a maior força e influência política em Campina Grande e no seu compartimento. Falta romper a fronteira em João Pessoa, barreira que Luciano já conseguiu transpor em Campina.

Maranhão incomoda e tem potencial de criar embaraços, se não for convencido a aderir à tal tese da unidade da Oposição.

O desempenho confortável de Luciano na Capital, embora acima do esperado, e a expressão de Romero em Campina, já eram uma tendência calculada no mundo da política.

A surpresa maior, no entanto, se deu na base socialista com Lígia, mesmo calada e sem pré-campanha, superando Azevedo e toda o entourage governista ao seu dispor.

Um adendo: a pesquisa foi feita semanas antes de Lígia ser lançada, em coletiva em João Pessoa, pela cúpula nacional do seu partido.

Na realidade dos números, cabe ao Jardim Girassol fortalecer a preferência nas cidades médias e pequenas, e tentar superar o favoritismo dos adversários e crescer nas maiores. Mais eficiente do que gastar todo o tempo na obstinação de dividir a Oposição.

Legenda final da fotografia estampada pela 6Sigma nos estertores de 2017: na virada do ano, a Oposição, em especial Luciano Cartaxo, tem motivos para soltar fogos. E o Governo vai romper o Reveillon buscando uma luz para não sair queimado em 2018. Acenderá uma fogueira?

6SIGMA

PESQUISA GOVERNADOR – JOÃO PESSOA (Cenário 01)

Luciano Cartaxo (PSD): 41,6%

José Maranhão (PMDB): 10,2%

Lígia Feliciano (PDT): 5,5%

João Azevedo (PSB): 3,8%

Romero Rodrigues (PSDB): 3,5%

Brancos e nulos: 22,1%

Não sabe e não respondeu: 13,3%.

PESQUISA GOVERNADOR – JOÃO PESSOA (Cenário 02)

Luciano Cartaxo (PSD): 39,7%

Cássio Cunha Lima (PSDB): 10,2%

José Maranhão (PMDB): 9,2%

João Azevedo (PSB): 4,8%

Lígia Feliciano (PDT): 3,8%

Brancos e nulos: 20,8%.

Não sabe e não respondeu: 11,5%.

Rejeição estimulada – Governador

Cássio Cunha Lima (PSDB): 31,1%

José Maranhão (PMDB): 13,5%

João Azevedo (PSB): 5,8%

Lígia Feliciano (PDT): 5,1%

Luciano Cartaxo (PSD): 4,5%

Romero Rodrigues (PSDB): 3,3%

PESQUISA GOVERNADOR – CAMPINA GRANDE (cidade)

Romero Rodrigues – 42,4%

Luciano Cartaxo – 7,9%

José Maranhão – 7,9%

Lígia Feliciano – 4,5%

João Azevedo – 1,3%

Brancos e nulos – 25,3

Não sabe – 10,3

Não informou – 0,3
 

Comentários