Em estado de explosão – Heron Cid
Opinião

Em estado de explosão

27 de dezembro de 2017 às 08h44 Por Heron Cid
Agência do Bradesco de Lagoa Seca foi ao chão, um retrato da impotência da segurança pública (Foto: Larissa Fernandes/TV Paraíba)

O que falta para a segurança pública admitir a sua impotência diante da tática e da ação das gangues das dinamites na Paraíba?

Nem precisa oficialmente jogar a toalha. As ocorrências falam por si só.

Nessa madrugada, foram mais duas explosões a bancos, em Pilar e Lagoa Seca.

O Estado sempre minimiza os crimes transferindo para a alçada privada dos bancos, como se as falhas de um justificassem a ineficiência do outro.

Dessa vez, esse discurso não se aplica. Além do patrimônio privado das instituições bancárias, o cidadão passou a ser vítima.

Os bandidos que aterrorizaram as duas cidades, sem nenhuma reação policial digna do nome, fizeram moradores, gente do povo e inocente, reféns.

Estouraram os bancos, espalharam grampos pelas ruas e se foram sem nem o trabalho de algum confronto, deixando para trás o rastro do medo.

São pessoas que não entram nas estatísticas de um tipo de crime já banalizado por aqui, mas dá pra dizer a elas que o risco e o trauma a que foram submetidas não tem nada a ver com o Estado e deve ser faturado somente na contabilidade da segurança patrimonial dos bancos?

Comentários