Da frieza à proatividade, a mudança de clima na Câmara – Heron Cid
Opinião

Da frieza à proatividade, a mudança de clima na Câmara

25 de agosto de 2017 às 11h21 Por Heron Cid
Em périplo pelo eixo Rio/São Paulo, Mesa puxa para si nova responsabilidade institucional

A semana de atividades extra da Câmara de João Pessoa deixa uma certeza: o atual presidente da Casa, Marcos Vinicius (PSDB), vai aos poucos mudando a postura do Poder.

Em São Paulo, a Mesa Diretora liderou agendas com o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Dória, ambos convidados para seminário dos 70 anos da Câmara da Capital paraibana.

No Rio de Janeiro, vereadores trocaram experiências de gestão pública com o prefeito Marcelo Crivella (PRB), também convidado para o evento.

O Poder Legislativo é uma caixa de ressonância da cidade. Ou pelo menos deveria ser. Nos últimos anos, a Casa se acomodou e se conformou com papel de somenos importância.

Ficou entre sucursal do Gabinete do Prefeito ou palco apenas da histeria de setores mais radicais da Oposição. E o papel do Legislativo vai além desse confronto pouco producente.

Estava na hora da Câmara se apropriar de papel mais protagonista, elevar o nível de suas discussões e especialmente ocupar um espaço político de interferência macro nas questões mais urgentes da cidade.

A atual Mesa está conseguindo este feito. Sair da posição de acanhamento e apatia para um patamar de respeito e relevância.

Comentários