Quando a criatura supera o criador – Heron Cid
Opinião

Quando a criatura supera o criador

5 de agosto de 2017 às 10h49 Por Heron Cid
João Dória bateu Geraldo e já é o melhor nome do PSDB: Foto: Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress

Pela longevidade de sua carreira e pelos postos que já ocupou, o governador Geraldo Alckmin tem no PSDB a precedência, digamos assim, para disputar a Presidência da República.

Com a imagem no chão, o mineirinho senador Aécio Neves está praticamente fora do jogo da sucessão nacional, em 2018.

O adversário de Geraldo deixou de ser Aécio. Ironicamente, o seu maior obstáculo hoje é aliado e apadrinhado político, João Dória Júnior, prefeito de São Paulo. Eis o dinamismo da política, diria o ex-deputado Manoel Gaudêncio.

Quando ajudou Dória a se eleger, Alckmin nem poderia imaginar que estaria ungindo uma pedra no seu caminho e nem que em pouco tempo o prefeito prospectaria um lugar no debate presidencial.

Mas esta é a realidade posta dentro do tucanato brasileiro.

Imprimindo um novo estilo político, mais dinâmico, com parcerias público-privadas, com coragem para enfrentar temas delicados da cidade, sem perder a capacidade de ouvir e dotado do dom da comunicação fácil, o prefeito – capa da Istoé desta semana – ganhou seu lugar ao sol na cena nacional.

A julgar pelo figurino mais adequado para a disputa no momento, Dória – com seu tom mais afirmativo e incisivo contra Lula e “a favor do Brasil” -, bem em vogas no momento, já bateu internamente o insosso Alckmin.

O PSDB pode até nem ter visto isso ainda. Ou – pelas  idiossincrasias internas – finge não ver. Mas o Brasil e o eleitor já enxergaram.

Comentários