Equipe de Guedes tem preparo intelectual e coesão ideológica. Por Reinaldo Azevedo – Heron Cid
Bastidores

Equipe de Guedes tem preparo intelectual e coesão ideológica. Por Reinaldo Azevedo

20 de novembro de 2018 às 11h00

O time formado por Paulo Guedes para a área econômica, ampliando esse conceito para o comando das estatais, é intelectualmente preparado e tem coesão ideológica. É formado, sem dúvida, por liberais.

Comece-se pelo óbvio, o chefe da turma: Paulo Guedes, que responderá por Fazenda, Planejamento e, se não houver mudança de rumo, Indústria e Comércio. Nesta segunda, foi indicado o futuro presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, que disse o que, entendo, tem de ser dito sobre a Petrobras.

Para o Banco Central, vai Roberto Campos Neto; para o BNDES, Joaquim Levy. Mansueto de Almeida será mantido na Secretaria do Tesouro. Ivan Monteiro, hoje no comando da Petrobras, pode ser indicado para a presidência do Banco do Brasil.

Nesse particular sentido, é correto dizer que se está diante de uma configuração na tal equipe econômica como nunca houve no país desde a redemocratização. Ou, se quiserem, antes dela também.

Não se pode dizer que os governos da ditadura militar tivessem exatamente uma orientação liberal. Não quando se sabe a paixão que os generais da ditadura mantinham por estatais, não é mesmo?

O maior criador de empresas públicas do mundo atendia pelo nome de Ernesto Geisel. Se convicção liberal for igual a medidas de caráter liberal, vamos então experimentar os sucessos dessa visão de mundo em economia. Mas aí será preciso esperar um pouquinho para ver.

RedeTV

Comentários