Brasas

Federalização, sim!

15 de outubro de 2018 às 18h36
Thompson Mariz, ex-reitor da UFCG

Em mensagem ao Blog para comentar o artigo principal de hoje, o ex-reitor da UFCG, Thompson Mariz, manifesta posição favorável à federalização do ensino – suscitado aqui neste espaço – como alternativa para elevar o nível da educação e valorizar o magistério municipal e estadual.

Ele lembra que o melhor ensino superior é público federal (e Estadual Paulista), oferecido pelas universidades. O melhor ensino técnico é o federal, ofertado pelos Institutos Federais.

“Os municípios já demonstraram ao longo dos anos que não têm competência para a gestão educacional, daí porque o melhor ensino fundamental (e o mais importante) é o particular..

Thompson discorda de especialistas, a exemplo de Luiz de Sousa Júnior, professor da UFPB, que defendem melhor distribuição dos recursos e financiamento justo para estados e municípios, em vez de federalização.

“Os municípios e estados recebem recursos vultuosos, via Fundef, em que 80% deveria ser aplicado na valorização do professor, e isso não funciona, na prática”, contestou.

Vídeo

Vídeo-comentário: Ricardo vai tomar café quente até o fim


Esperança

Ao ler a lista do anúncio dos mesmos secretários no futuro governo da Paraíba, Dona Candinha não se aguentou:

"Agora é esperar que, pelo menos, João troque o governador!"

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Sem anúncio para a Segurança, Claudio Lima – no cargo há oito anos – fica ou, finalmente, despede-se?
NÚMERO

7

Número da apertada diferença de votos entre George Coelho (67) e Dudu Martins (60), na eleição da Famup.