Numa eleição apática, disputa ao Senado será "com emoção" – Heron Cid
Opinião

Numa eleição apática, disputa ao Senado será “com emoção”

2 de outubro de 2018 às 11h42 Por Heron Cid
Veneziano Vital e Cássio Cunha Lima: embate entre os dois chega à reta final na Paraíba

Tomando como base os números da pesquisa do Instituto Veritá (MG), divulgada ontem pelo Portal MaisPB, a eleição para o Senado na Paraíba vai ser o que se previa: um capítulo à parte no processo eleitoral de 2018.

O senador e candidato à reeleição, Cássio Cunha Lima (PSDB), continua na dianteira, mas foi alcançado pelo deputado federal Veneziano Vital (PSDB). Segundo os dados, o candidato socialista alcançou o empate técnico. Ambos estão na casa dos 28% das intenções de voto.

O crescimento vertiginoso da candidatura de João Azevedo é a explicação lógica. Azevedo abriu uma margem de vantagem de 15 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, Lucélio Cartaxo (PV). Esse fator pode ser a mola propulsora que arrasta Veneziano nessa reta final de campanha.

Daniella Ribeiro (PP), praticamente a última candidata lançada ao páreo, ultrapassou o deputado federal Luiz Couto. Os dois também estão empatados tecnicamente, com vantagem pequena para a deputada. Ela tem 21,9% e ele 20,8%.

Uma estatística apimenta ainda mais a briga. Pelas entrevistas captadas pelo instituto mineiro, há uma faixa de 40% dos eleitores entre indecisos e optantes pelos votos brancos e nulos. A posição desse percentual nesses dias que antecedem o pleito pode fazer toda a diferença.

Nessa eleição de eleitores apáticos ao processo, a corrida para as duas vagas de senador pela Paraíba vai ser decidida em clima de tudo pode acontecer e aos moldes dos esportes mais radicais: “com emoção”.

Comentários