Opinião

Caminhões parados; brasileiros em movimento

24 de maio de 2018 às 09h47 Por Heron Cid
Brazilian truck drivers block the BR-116 highway with their trucks during a strike in Curitiba, Brazil May 21, 2018. REUTERS/Rodolfo Buhrer

Nem MBL, nem Cut, nem MST e nem partido nenhum. Os caminhoneiros estão mostrando que o Brasil não precisa ser puxado por liderança alguma para peitar Michel Temer e protestar contra medidas de seu governo.

Diferente de outros, os protestos espalhados pelo País não têm digital de nenhuma organização política. Eles são fruto da manifestação legítima de uma categoria que sabe exatamente sua importância quando rodando e o tamanho da sua falta parando.

A ação dos caminhoneiros ganhou a massa. O prejuízo deles não é isolado. Cada brasileiro, que passou de repente a pagar a conta do preço da gasolina, se sente representado pelos motoristas parados.

Tanto que, mesmo prejudicado pelo desabastecimento de combustível, de alimentos e até de remédios, o cidadão apoia e expressa simpatia pela atitude dos homens da estrada. E teve efeito de espiral: taxistas, uber e transportes coletivos embarcaram juntos.

E é fácil de explicar: em cada estrada bloqueada, em cada caminhão parado, as pessoas – mesmo em casa – se vêem em pleno movimento.

Fazia tempo que as massas latejavam o desejo de manifestação, mas a ausência de esperança e a sequência de frustração roubavam o ânimo.

Temer e a Petrobrás deram o ‘combustível’ que faltava.

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Vídeo-entrevista: Líder da Oposição crê em “diálogo mais fácil” com João


Quando é pra dar errado..

Dona Candinha descobriu qual é a Lei mais lida pela oposição da Paraíba nos últimos dias:

"Lei de Murphy!"

PONTO DE INTERROGAÇÃO
No acordo da base girassol, quem cederá? Adriano Galdino ou Buba Germano?
NÚMERO

R$ 500 mil

Valor liberado pelo Ministério da Justiça para a Defensoria Pública da Paraíba para interiorização aos atendimentos.