Com medo da 'morte', siglas mantêm 'viva' candidatura de Zé – Heron Cid
Opinião

Com medo da ‘morte’, siglas mantêm ‘viva’ candidatura de Zé

23 de abril de 2018 às 09h50 Por Heron Cid
Projeto de senador do MDB pode ser tábua de salvação para partidos; e vice e versa

Instinto de sobrevivência. É o que mantém acesa a chama da candidatura do senador José Maranhão ao Governo do Estado.

Explico. Maranhão pode até concorrer isoladamente, porque controla o MDB – partido no qual terá recursos, via fundo partidário, para fazer campanha com estrutura razoável.

Mas pesar de sufocado pela tendência de polarização, o projeto de Maranhão incrivelmente funciona como uma mola amortecedora para partidos pequenos e médios.

Legendas como PSC, PP, PR, entre outras, estão preocupadas, mais do que qualquer outra coisa, com a eleição ou reeleição dos seus expoentes.

Para esses, o projeto número um é construir uma coligação proporcional que garanta vitória e sobrevivência política. O triunfo do seu candidato a governador é coisa de somenos importância.

Tanto o PSB – com suas agremiações aliadas – quanto o PV – com PSDB e PSDB – vão ter que suar a camisa para abrigar tantos interesses de deputados de olho em coeficientes a serem alcançados.

Sozinho e sem entraves, Maranhão aparece como tábua de salvação para muitos desses líderes políticos. Esses, por sua vez, também podem ser a bóia para a candidatura de Zé não morrer na praia.

Comentários