O fim do fim do racionamento – Heron Cid
Opinião

O fim do fim do racionamento

20 de setembro de 2017 às 10h18 Por Heron Cid
Epitácio Pessoa no meio de um açude de opiniões divergentes

A novela do abastecimento de água em Campina Grande continua. O novo capítulo vem à tona com a decisão da Justiça Federal.

No entendimento do Ministério Público Federal, com pouco mais de 8% de sua capacidade o Açude Epitácio Pessoa ainda não oferece segurança hídrica suficiente para a normalização do abastecimento de Campina Grande e região, sem risco de colapso.

Fundamento acatado pelo juiz Vinicius Costa, da 4ª Vara Federal, que determinou a volta do racionamento.

Como esperado, o Governo vai recorrer à instância superior.

Sustenta que todos os pareceres técnicos da ANA e Aesa dão margem de confiança para o abastecimento normal e lamenta a interferência do Judiciário numa esfera técnica, numa decisão de Estado.

O Governo sabia da posição do Ministério Público. O Estadual e o Federal. Ambos emitiram alertas e pareceres contrários.

Diferente do que pensa o Estado, o MPF considera ter prerrogativa para atuar no caso, vide o fato do reservatório pertencer A União e ser administrado pelo DNOCS.

A batalha da gestão estadual para fazer valer sua convicção, continua. Mas, agora no campo eminentemente técnico, diferente da queda de braço de outrora, com outro viés e longe do palco político.

Os argumentos do Governo devem se concentrar em convencer a Justiça Federal. Quem nem é de A e nem de B.

Comentários